Publicada em 28 de Novembro de 2017 ás 09:19:49

Objetivos da Conferência Municipal de Educação

A Conferência Municipal de Educação, que tem por objetivo discutir e eleger prioridades para a Educação do nosso município, bem como, assegurar a articulação entre as entidades setoriais e sociedade civil no cumprimento das ações municipais em todos os segmentos educacionais, será realizada no próximo dia 12 de dezembro na Câmara de Vereadores. Destinada a todo cidadão que tenha interesse em discutir uma educação pública de qualidade, o evento ocorrerá no Salão nobre da Câmara Municipal de Vereadores. Realizada pela Secretaria Municipal de Educação, o evento deste ano conta com a parceria do Fórum Municipal de Educação (FME) e o Conselho Municipal de Educação (CME) na organização do evento.

A meta da CONAE 2018 é monitorar, avaliar e propor políticas públicas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica. Para isso, será discutido o Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação, além de ser realizada a eleição dos delegados para a Etapa Estadual da CONAE 2018.

O público-alvo do evento é composto por  todos os segmentos da Educação, como as entidades mantenedoras, poder executivo e legislativo, Conselho Municipal de Educação, representantes legais, professores, escolas públicas e privadas, alunos e comunidade em geral.

Em consonância com a diretriz nacional, serão desenvolvidos 8 eixos temáticos, que o participante deverá escolher no ato de inscrição:

*EIXO 01 – O PNE na articulação do SNE: Instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação.

*EIXO 02 – Planos Nacionais e SNE: Qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais.

*EIXO 03 – Planos decenais, SNE e Gestão Democrática: Participação Popular e Controle Social.

*EIXO 04 – Planos decenais, SNE e Democratização da Educação: Acesso, Permanência e Gestão.

*EIXO 05 – Planos decenais, SNE, Educação e Diversidade: Democratização, Direitos Humanos, Justiça Social e Inclusão.

*EIXO 06 – Planos decenais, SNE e Políticas Intersetoriais de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação.

*EIXO 07 – Planos decenais, SNE e Valorização dos Profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde.

*EIXO 08 – Planos decenais, SNE e Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social.

Esse é um momento ímpar de discussão e construção da participação democrática na Educação Municipal para a garantia do Direito à Educação. Participe!!