Publicada em 05 de Julho de 2018 ás 17:02:03

Comunicado Secretaria Municipal de Educação

COMUNICADO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Senhores e Senhoras, Profissionais da Educação;

O Prefeito do Munícipio de Coração de Maria, Edimario Paim de Cerqueira, vem a público ratificar o deliberado na última reunião do dia 28 de junho, onde abre as contas do FUNDEB para a apreciação dos Conselhos e Sindicato, para análise da mesma cujo objetivo é aferir a impossibilidade de reajuste do piso no ano 2018.

O município de Coração de Maria, diante da gestão do Prefeito Edmário Paim, de 2013 a 2017, vem honrando com o reajuste integral do piso dos Professores e Professoras, e conforme inflação a do Assistente Administrativo. Diante do levantamento orçamentário, hoje o FUNDEB do município está comprometido integralmente com a folha de pagamento. Deste modo o executivo vem mantendo um diálogo próximo e reunindo com as representações da categoria buscando possibilidades de contemplar ao máximo os direitos do servidor.

O FUNDEB é o fundo destinado à manutenção do pagamento de todos os profissionais e demais despesas referentes a Educação Básica. O recurso que o município recebe do FUNDEB não é suficiente para o pagamento da folha e demais despesas, exigindo da gestão um esforço e priorização deste seguimento para a complementação e pagamentos em dias.

A conta é simples:

A previsão de recursos do FUNDEB 2018 é de aproximadamente de R$12.244.521,61.  A despesa apenas para pagamento da folha dos servidores ativos da educação, incluindo o décimo terceiro e terço de férias é de aproximadamente R$ 15.000.000,00. Gerando desta forma um déficit médio de R$ 2.800.000,00 anual.

Acrescenta que diante do exposto ainda deve-se considerar as despesas com itens como: fardamento, carteira, manutenção das escolas, energia, internet, água entre outros. Pontua que tem sido um desafio manter o equilíbrio orçamentário. O Prefeito Edimario Paim, coloca que ao longo dos anos vem se esforçando e priorizando este seguimento, pois entende da importância da Educação de qualidade e do respeito a estes profissionais que são seus parceiros na construção de uma Coração de Maria melhor para todos.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CORAÇÃO DE MARIA

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO